quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Fé, cada um com a sua


----Santo Antônio do Fundão, Ana Luiza precisa viver, me ajude!
----Vamos fazer um trato, vai lá no hospital, agora, pega na mão do Dr. Elias e salva essa mulher. Em troca, vou trazê-la aqui na sua igreja, à pé, para agradecer a benção recebida, te prometo!
----Ah! De quebra, vou pedir pra ela doar dois lustres para sua Capela.

Maria Divina morava na cidade de Bicas, lecionava em Fundão (distrito de Bicas). Fundão tinha meia dúzia de casinhas pau-a-pique e a Capela de Santo Antônio.
Tinha tanta fé em Santo Antônio, que todo mundo a procurava para fazer as promessas.
Ana Luiza , 36 anos, empresária, não tinha muito tempo de pensar em santo, ir à missa, muito menos pagar promessas.
Contato com padres, igrejas, só mesmo até 15 anos, obrigada pelos pais.
Tinha horror de lembrar um fato acontecido quando adolescente. Em um leilão, depois da missa das dez, os frangos doados, para serem leiloados, estavam amarrados com os pés pra cima e agonizando, de tanta sede. Depois desse episódio, nunca mais voltou na igreja.

----Virgem Maria! Que poeirão danado! Você faz as promessas, e quem paga sou eu? E ainda por cima, essa caixa com os lustres está pesada demais!
---- Mal agradecida! Faça o favor de ficar de bico calado, engole essa poeira, que ainda é pouco.
Anda, anda, só falta mais uma curva para chegar na Capela. E para cumprir certinho a promessa você tem que aguentar, até lá, o peso dos lustres.

Maria Divina sentou nos degraus da capela, tomou fôlego, e entrou puxando Ana Luiza, dizendo:
---- Santo Antonio, cheguei com a moça, veio arrastando, mas veio. Sabe, meu santinho, obrigado por tudo. O Senhor sabe que mato a cobra e mostro o pau. Veio a moça e os lustres para enfeitar a capela. Sábado, à noite, quando o povo chegar para a missa, a capela estará linda. Colhi no meu jardim esses copos-de-leite para enfeitar o altar e deixo aqui, mais uma vez, meu coração agradecido e cheio de amor e fé.

---- O que você está olhando? Agradeça Santo Antônio, você está viva!
---- Maria, ja rezei.
---- Só isso! Dá um beijinho nele, passa as mãos na suas vestes, pega a água benta, passa na sua cicatriz. Pensa que Santo Antônio é bobo? Ele gosta de carinho. Conheço-o como a palma da minha mão!

Ficou, lá atrás, a curva e a poeira da estrada, mas a fé, o amor, o exemplo daquela mulher fez uma reviravolta na vida de Ana Luiza.

Nenhum comentário: